Pitadas De Açucar

Pitadas De Açucar

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Farinha Torrada De Sesimbra


As origens deste doce encontram-se envoltas em mistério. Sabe-se que remonta ao final do século XIX. Consta que terá começado por ser um remédio caseiro contra maleitas como a constipação e tosse. Terá, também, embarcado com os pescadores da vila marítima. A Farinha Torrada de Sesimbra, um bolo seco e de grande duração, servia de alimento durante a faina em mar alto. Agora, no âmbito do Programa Integrado de Valorização da Frente Marítima de Sesimbra, a especialidade saltou do âmbito caseiro e tornou-se moda nas pastelarias e lojas gourmet da região.
Como muitas das coisas boas, a receita é simples: Farinha de trigo, ovos, chocolate, açúcar amarelo, canela, raspa de limão. Tudo misturado, espalha-se num tabuleiro e vai ao forno à temperatura média durante 20 minutos. Depois de cozido, corta-se em quadradinhos.


in Sapo Sabores




Ingredientes



500g- de farinha
500g- de açúcar amarelo
3- ovos
150g- de chocolate de culinária 
1- colher de sobremesa de canela
Raspa de 1 limão grande





Mistura-se farinha com o açúcar, o chocolate picado grosseiramente, a raspa do limão, e a canela.
Envolve-se muito bem e juntam-se os ovos, um de cada vez mexendo sempre entre cada adição. A mistura deve ficar com uma textura granulosa e pouco húmida. Forra-se um tabuleiro com papel vegetal, deita-se-lhe dentro o preparado dando-lhe uma forma uniforme. Vai ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos.




Sem comentários:

Enviar um comentário