Pitadas De Açucar

Pitadas De Açucar

domingo, 29 de novembro de 2015

Bolo Recheado Com Doce De Ovos


Ingredientes para o bolo:


-8 ovos grandes
-350g de margarina
-4 chav de açúcar
-1 pitada de sal
-4 chav de farinha
-1 chav de farinha maizena
-2 chav de leite
-1 c. de sopa de fermento em pó
-1 c. de chá de essência de baunilha


Preparação


Bata o açúcar com a manteiga amolecida. Acrescente as gemas uma a uma sem parar de bater. Peneire as farinhas juntamente com o fermento em pó, acrescente-as ao preparado anterior alternando com o leite sem parar de bater. Junte a essência de baunilha e mexa bem. Á parte bata as claras em castelo com a pitada de sal, junte-as ao preparado anterior delicadamente com a ajuda de uma colher de pau. Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe com farinha, verta a massa na forma e leve a forno médio cerca de 50 minutos. Faça o teste com um palito, se não sair seco deixe cozer mais um pouco.
( Se quiser pode dividir a massa por duas formas, fica mais fácil de cortar e coze mais rápido) 



Doce de ovos:

-9 gemas
-3 ovos
-600g de açúcar
-3dl de água


Deite num tacho a água com o açúcar e leve ao lume. Deixe ferver por três minutos. Desligue o fogão e deixe arrefecer. Bata bem as gemas com os ovos inteiros e passe por um coador, deite sobre a calda de açúcar já fria, leve a lume brando mexendo sempre até ganhar consistência. Reserve e deixe arrefecer.


Chantilly:


-3 claras
-200gr de açúcar
-1 colher de chá de sumo de limão


Coloque as claras com o açúcar na tigela da batedeira (se for de inox) e leve ao lume em banho maria, batendo bem com o batedor, até dissolver o açúcar, uns 3 ou 4 minutos. Coloque na batedeira em velocidade alta e bata até esfriar, acrescente o sumo de limão. Se a tigela da batedeira não for de inox ou vidro, faça este passo em uma tigela e depois transfira para a tigela da batedeira.


Corte o bolo ao meio caso tenha feito em duas formas, ou corte-o em quatro se tiver feito numa só.
Comece por pôr uma parte do bolo num prato, espalhe um pouco de doce de ovos e coloque outra parte de bolo por cima, vá repetindo esta operação até completar as quatro partes. Termine com o doce de ovos e decore com chantilly.
(A volta do bolo barrei com o creme de chantilly e polvilhei com côco ralado)



Sem comentários:

Enviar um comentário