Pitadas De Açucar

Pitadas De Açucar

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Bolo Floresta Negra


Ingredientes para o bolo:


-1 chávena e meia de açúcar
-1 chávena de chocolate em pó (usei metade de cacau)
- meia chávena de óleo de girassol
-5 ovos
-2 chávenas de farinha
-1 colher de sopa de fermento em pó
-1 chávena de agua a ferver


Confecção:


Misture todos os ingredientes menos a agua, com a batedeira na velocidade máxima bata muito bem, Junte a agua a ferver e envolva tudo até ficar uma mistura homogénea.
Divida a massa por 2 formas redondas, untadas e forradas com papel vegetal. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos.



Para a calda:

-500gr de frutos vermelhos ( frescos ou congelados )
-250gr de açucar
- 1 chávena de café de agua

Leve um tacho ao lume com os frutos vermelhos o açúcar e a agua. Deixe ferver em lume brando o tempo suficiente para dissolver bem o açúcar. Retire do lume, e num escorredor separe a fruta da calda e reserve.


 Para o Creme:

-200gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente
-300gr de queijo creme
-250gr de açúcar em pó
-1 pacote de natas
-aroma de baunilha q.b


Bata o queijo creme com o açúcar e a manteiga até ficar cremoso. Junte as natas e o aroma de baunilha e bata até estar tudo bem incorporado.


Corte os bolos ao meio só depois de estarem frios.
Para a montagem o bolo, comece por borrifar com a calda uma das metades, de seguida, com uma espátula espalhe uma camada de creme,  por ultimo, disponha uma parte dos frutos. Repita esta operação até terminar as quatro metades. Cobra todo o bolo com o que sobrou do creme de queijo e reserve.


Para a cerca de chocolate:


Corte papel manteiga com a medida do comprimento da lateral do bolo e com a mesma altura. Leve 200gr de chocolate de boa qualidade a derreter, em banho maria ou no microondas. quando o chocolate estiver quase todo derretido, retire a tigela do calor e mexa manualmente.
Coloque o chocolate derretido dentro de um saco de pasteleiro com um bico fino e faça desenhos sobre o papel manteiga. É importante que o desenho seja bem unido para a cerca ter alguma resistência e não partir quando aplicada no bolo.
Deixe secar naturalmente. Quando o chocolate perder o brilho e estiver quase seco, pegue cuidadosamente no papel e aplique ao redor do bolo, alisando delicadamente. Aguarde 2 minutos e retire o papel com cuidado.
Se quiser decorar o topo do bolo com chocolate, corte á parte um pouco de papel e proceda da mesma forma. Deixe secar, e com as mãos parta pedacinhos de chocolate. Decore a seu gosto.





Sem comentários:

Enviar um comentário