Pitadas De Açucar

Pitadas De Açucar

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Bolo Com Cobertura De Pasta De Açucar


Receita da massa :

8 ovos (grandes)
3 copos (250ml) de açúcar
4 copos de farinha de trigo
2 copos de leite (250ml)
2 colheres de sopa de fermento
250 gr de margarina


Bata os ovos e o açúcar por 10 minutos na batedeira em velocidade máxima, leve ao lume o leite e a margarina até levantar fervura. Misture o fermento com a farinha de trigo e junte ao creme de ovos, mexa bem com uma colher de pau, adicione o leite com a margarina e envolva tudo até ficar bem ligado. Coloque metade da massa numa forma bem untada e forrada com papel vegetal. Na outra metade da massa junte meio copo de cacau em pó, envolva bem mas sem bater. Prepare outra forma do mesmo tamanho ( se não tiver espere que o primeiro bolo coza e faça o segundo na mesma forma ) leve ao forno cerca de 30 minutos.Depois dos bolos cozidos, deixe-os arrefecer em cima de uma rede. Quando estiverem bem frios corte-os ao meio.


Para o creme de chocolate

 Um pacote de natas

250g de chocolate negro picado
uma pitada de sal


Corte o chocolate em pedacinhos pequenos e reserve numa tigela.
Leve as natas ao lume até que levantem fervura. Despeje sobre o chocolate, adicione uma pitada de sal e deixe repousar por 1 minuto.
Com uma colher ou vara de arames, misture muito bem, até obter um creme de chcolate brilhante e acetinado.


Para o creme de chocolate branco

1 lata de leite condensado
3 colheres de sopa de leite em pó ( usei o Nido da nestlé )
1 colher de sopa bem cheia de manteiga sem sal
100 gr de chocolate branco


Misture todos os ingredientes num tacho e leve ao lume brando sem parar de mexer, deixe engrossar um pouco, quando  começar a descolar do fundo da tacho retire do lume e deixe arrefecer dentro de uma taça.
Pode fazer a  montagem do bolo dentro da forma. Comece por colocar uma parte do bolo de chocolate dentro da forma, cobra-a com uma camada de creme de chocolate, meta agora uma parte do bolo simples e espalhe por cima uma camada de creme de chocolate branco. Faça isto nas quatro partes que vão formar o bolo. Guarde uma parte de chocolate negro para barrar todo o bolo depois de recheado. Deixe secar por uma hora antes de aplicar a pasta de açúcar.
1. Estenda bem a pasta de açúcar com a ajuda de um rolo da massa em cima de uma mesa ligeiramente polvilhada com açúcar impalpavél.




2. Com uma faca ou um cortador de pizzas corte o excesso da massa e alise bem.



3- Recorte as figuras que pretende para a decoração do bolo.


4.Com a ajuda de um pincel fino e um pouco de agua, vá dispondo as figuras sobre o bolo a seu gosto.



Bom apetite :)



Sem comentários:

Enviar um comentário